top of page

Campo Novo do Parecis/MT avança em Governança pública com mentoria da RGB

  • Foto do escritor: RGB
    RGB
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Embaixador da RGB, Ministro Nardes realizou a primeira sessão da mentoria da RGB presencialmente no município
Embaixador da RGB, Ministro Nardes realizou a primeira sessão da mentoria da RGB presencialmente no município

Em mais um reflexo do compromisso com a modernização da gestão, a Prefeitura de Campo Novo do Parecis lançou recentemente uma série de sessões de mentoria emGovernança Pública, oferecidas pela Rede Governança Brasil em parceria como Instituto Latino‑Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).


A primeira sessão, realizada nesta semana, reuniu servidores municipais emum encontro exclusivo com mentores da RGB, no âmbito do Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV). Os encontros terão duração até outubro de 2025 com o objetivo de apoiar a Prefeitura na adoção de práticasde liderança, estratégia e controle, elevando a eficiência, a transparência e aresponsabilidade na administração.


Boas práticas no foco: planejamento, compliance e transparência


Durante o evento de lançamento, a primeira sessão foi presencial com palestrado Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e já na terceira sessão, de forma virtual, esteve compartilhando conhecimento a presidente da Rede Governança Brasil, a executiva Cristiane Nardes. “A mentoria da Rede Governança Brasil é uma entrega concreta de conhecimento aplicado, com foco em resultados reais. Ao apoiar municípios como Campo Novo do Parecis, promovemos a consolidação de boas práticas em planejamento, compliance, integridade e gestão de riscos, pilares indispensáveis para uma administração pública mais eficiente, transparente e orientada ao cidadão.”disse a presidente da Rede Governança Brasil. Durante o programa, um time de mentores irá dar suporte ao município, passando por áreas como: politicas públicas, centro de governo, planejamento estratégico, programa de integridade, gestão de riscos e a construção de um plano de ação 5w2h.


O programa visa institucionalizar processos decisórios, alinhar ações ao Plano Plurianual e implementar as boas práticas de governança. A iniciativa representa uma mudança estrutural, consolidando a infraestrutura técnica parauma gestão pública responsável e comprometida com a comunidade. Com frequência documentada nas redes sociais da Rede Governança Brasil e do IGCP, essa mentoria exclusiva demonstra o engajamento da Prefeitura de Campo Novo do Parecis nas mais recentes tendências da governança pública. O município orgulha-se de ser o primeiro do país a aderir à mentoria RGB em 2025, conferindo visibilidade e prestígio à administração local.


Por que isso importa para Campo Novo do Parecis

  • Eficiência fortalecida: a mentoria provê ferramentas para tomada de decisões mais ágeis e embasadas;

  • Aplicação de gestão riscos alinhada ao planejamento estratégico;

  • Compromisso com a transparência: a adoção de compliance indicadores reforça a prestação de contas;

  • Capacitação contínua: servidores municipais aprimoram habilidades em governança e planejamento estratégico; e

  • Imagem positiva: o município se destaca com postura proativa e alinhada às melhores práticas da gestão pública brasileira.


Próximos passos


A programação prevê ainda mais sessões ao longo dos próximos 12 meses, com acompanhamento técnico permanente da RGB e IGCP. A expectativa é que, ao final do ciclo, o município conte com uma governança institucionalizada que transcenda a atuação de governos e fortaleça o funcionamento da máquina pública em benefício da população.


Ao investir em mentoria especializada, Campo Novo do Parecis envia um recado claro: a gestão municipal está disposta a evoluir continuamente, estruturando-se para operar com eficiência, transparência e responsabilidade.


Trata-se de um avanço estratégico que promete consolidar uma cultura de governança comprometida com o desenvolvimento local.


Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB (via Jornal Visão Moz)

Comentarios


bottom of page