Buscar

ABNT firma acordo com RGB


Foto: Assinatura do acordo RGB e ABNT


Ontem (28/04) foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, que teve em sua pauta os seguintes assuntos: Informes do Conselho Técnico e Conselho Fiscal - que apresentou o Balanço 2021 e o parecer da Auditoria Externa, e os Informes da Diretoria-Geral, que abordou, eleição do Conselho Deliberativo e Fiscal, indicadores de desempenho e outros assuntos internos. Além disso, as demais áreas da entidade como Certificação e Normalização também apresentaram seus pareceres.


Ao final, a ABNT recebeu a ilustre presença do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que realizou excelente apresentação, junto ao presidente da Rede de Governança Brasil, Flávio Feitosa Costa, e recebeu das mãos do presidente da ABNT, Mario William Esper, uma placa de homenagem pelo reconhecimento da importância da Normalização brasileira.


Um almoço foi oferecido aos presentes antes do início da agenda do período vespertino, onde foram realizadas a Assembleia Geral e a Reunião Especial.


ABNT e Rede Governança Brasil (RGB) firmam acordo


O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes que esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo da ABNT, ontem (28/04), em São Paulo, fez uma apresentação mostrando as principais atividades do Ministério sobre governança pública e seus desafios, além de apresentar os objetivos da Rede Governança Brasil, que tem como medidas relevantes para governança a estruturação de centro de governo, a melhor articulação entre entes federativos, a união entre educação e tecnologia, indicadores para avaliação e acompanhamento do governante e a gestão de riscos e controles internos.


Segundo Augusto Nardes, o Ministério reconhece a importância da ABNT neste cenário, pois é legítima a exigência de certificação, comprovando que o objeto licitado está em conformidade com as normas, de forma a garantir a qualidade e o desempenho dos produtos a serem adquiridos pela Administração, desde que tal exigência esteja devidamente justificada nos autos do procedimento administrativo. Os laudos de avaliação prévia utilizados para amparar as aquisições e alienações dos imóveis devem estar em conformidade com a ABNT NBR 14653, e é recomendável à Administração aperfeiçoar os controles de segurança relacionados ao acesso aos sistemas informatizados, considerando as práticas do item 11.2 da ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, bem como revisar a política para gestão dos perfis de acesso aos referidos sistemas.


Aproveitando a presença do Ministro e dos Conselheiros da ABNT, foi firmado um acordo que tem como objetivo o estabelecimento de um programa de trabalho conjunto, identificando temas de interesse para a elaboração de normas técnicas que contribuam para o alcance de seus objetivos sociais, em regime de cooperação mútua.

“Vamos iniciar a elaboração de uma série de normas, começando pela de compras públicas, que estabelecerá diretrizes para que órgãos públicos possam fazer suas compras de acordo com um procedimento padronizado, visando maior sustentabilidade”, ressaltou Mario William Esper, presidente da ABNT.


Confira aqui, a entrevista feita com o Ministro Augusto Nardes:

https://www.youtube.com/watch?v=PI0eoNFyfT4


E com o vice-presidente da Rede de Governança Brasil, Flávio Feitosa Costa:

https://www.youtube.com/watch?v=OaD6zY_542Q&t=30s



Fonte: Ascom ABNT