Buscar

Webinar destaca evolução da governança nas estatais brasileiras


Legenda: O embaixador da RGB, Augusto Nardes, com o coordenador do Comitê de Governança em Estatais da RGB, Márcio Medeiros; o diretor de Auditoria das Estatais da Controladoria-Geral da União (CGU), Tiago Aguiar; a presidente do Conselho de Administração da Dataprev, Cinara Wagner; e o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, na mesa do debate.


“É valioso estabelecer esse diálogo sobre governança com as estatais. Precisamos, de modo geral, avançar em ações nesse sentido de buscar cada vez mais resultados ao país, para a população brasileira”. Com essa fala otimista o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, abriu o webinar intitulado “Diálogo de Governança com Estatais”, realizado pela rede colaborativa e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) nesta terça-feira (14.09), em Brasília.


Na ocasião, o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, destacou o aperfeiçoamento contínuo da empresa por meio da conexão entre a alta gestão, decisões estratégicas e áreas operacional e técnica.


“A governança é a busca constante de melhorias para nossas práticas, em todas as

esferas, visando sempre abraçar os melhores resultados, mas sem jamais descuidar de pilares como a integridade e conformidade. Isso é ainda mais essencial a uma empresa como a Dataprev, que comanda o pagamento de um volume tão grande de benefícios. No último ano, esse valor foi de aproximadamente de R$ 1 trilhão", explicou Canuto.


O diretor de Auditoria de Estatais da Controladoria-Geral da União (CGU), Tiago Aguiar, trouxe uma visão diferenciada diante dos desafios no mundo corporativo e na administração pública. “A lei das Estatais fez cinco anos. É importante refletir que todas as medidas implantadas já inauguraram um caminho para evolução do tema de governança das estatais”, afirmou ao lembrar dos avanços significativos desde o advento da Lei Federal nº 13.303/2016, que trata dos mecanismos de governança, integridade e controle nas estatais brasileiras.


O evento contou também com participação do professor de pós-graduação de governança, riscos e compliance, diretor de Administração e Finanças da Valec, e coordenador do Comitê de Governança em Estatais da RGB, Márcio Medeiros, que abordou o tema “Governança, Integridade e Resultados que caminham juntos”, título de um artigo de sua autoria.



“Quando eu falo em integridade e governança sempre vem em mente alguma coisa. Lembro dos órgãos públicos de controle, que são importantíssimos para o processo de integridade, e também lembro das ações de gestão. E quando falo na ação de gestão, vale destacar o trabalho do Márcio Medeiros, que tem feito implementação da gestão na área integridade e compliance na Valec. Isso tem contribuído muito nos resultados da empresa”, pontuou o diretor presidente da Valec, André Kuhn, ao comentar sobre o trabalho desenvolvido por Medeiros na estatal.


“O desenvolvimento da governança da indústria dos fundo de pensão, previdenciário e financeiro está mais avançado nas estatais. E percebemos que o amadurecimento nos sistemas financeiro e previdenciário são centenários e devemos compreender que esse processo de amadurecimento também ocorrerá nas estatais”, comentou Medeiros ao exemplificar o processo de modernização das estatais em diferentes áreas.


O debate foi mediado pela diretora de Governança Corporativa e Jurídica da Dataprev, Isabel Luiza R. M. dos Santos, e pode ser conferido no canal do Youtube da RGB.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato: (61) 99811-6788/99619-6788

imprensa@rgb.org.br