Buscar

RGB participa de evento sobre governança nas estatais


Foto: Embaixador Augusto Nardes



O Procempa Network realizado nessa terça-feira, 19, contou com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, e do diretor de Administração e Finanças da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias do Ministério da Infraestrutura, Márcio Medeiros. O evento é realizado para os funcionários da Procempa com o objetivo de ampliar o relacionamento dos profissionais da companhia com o mercado, conhecendo cases e boas práticas.


Nessa edição, os temas abordados foram o Case de Implementação de Governança na Valec e Boas Práticas de Governança em Estatais. Nardes destacou a importância da estruturação da governança, especialmente nas estatais, como um recurso que contribui para a execução da estratégia de negócio, sua sustentabilidade e alinhamento com o propósito. Reforçou também que episódios de desorganização dessas estruturas, que podem atuar por longos períodos sem monitoramento ou indicadores de produtividade, levam a grandes perdas financeiras, econômicas e reputacionais.

“Discutir temas como esse é crucial para mantermos viva dentro das companhias o entendimento de que é preciso garantir que os esforços estejam sendo destinados à sociedade, ao bom uso do recurso público”, reforçou Nardes.


Medeiros trouxe um panorama sobre a evolução do tema da governança ao longo dos anos e o quanto as empresas evoluíram no entendimento das suas atuações, incluindo o foco na sustentabilidade não somente do negócio como no contexto social no qual estão inseridas e o propósito da entidade.


O evento também contou com a participação da Secretaria Municipal da Transparência e apoio da RGB.



Da Assessoria de imprensa do Procempa