Buscar

RGB intensifica atuação junto à OCDE para expandir a Governança no Brasil

Atualizado: 7 de jul.


Foto: Reunião


Completando três anos nesta quinta-feira (07.07), a Rede Governança Brasil (RGB) intensifica sua atuação internacional junto a um dos principais atores que influenciam a melhoria da prestação de serviços públicos e competitividade no cenário global: a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede, João Augusto Nardes.


Entre 2013 a 2014, no período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada para a governança. De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE.


A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia e educação, entre outros. O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional.


O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE. Na semana passada, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris, junto ao Secretário- Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gabriela Ramos.


“Estive na OCDE para mostrar um relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos, que estão sendo fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes.


Em uma década, já foram desenvolvidos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão públicas (igg), edição do Decreto Federal nº 9.203/2017 e fundação da Rede Governança Brasil.


Inovadora, a RGB, que também conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), reúne aproximadamente 457 voluntários atuando em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira. Atualmente, a instituição conta com o trabalho de 29 comitês, seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos.



Foto: Ministro Augusto Nardes


RGB


A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes, Cristiane Nardes Farinon e Luiz Afonso Vieira do TCU, em 07 de julho de 2019. A RGB surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.


Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta dos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados. Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF. E em países como Brasil, Argentina, Portugal, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Itália, tendo aproximadamente 457 voluntários trabalhando de forma colaborativa.


Para saber mais, acesse: https://www.rgb.org.br/




Assessoria de imprensa da RGB