Buscar

RGB completa dois anos e se fortalece como organização de fomento à governança



“Estou profundamente emocionado e impactado ao saber de tudo aquilo que vocês conseguiram construir em parceria com o ministro Nardes. Eu comecei um pouco solitário sobre esse processo de implantar a governança. Provavelmente, quem está envolvido como vocês no conceito de busca de excelência para a gestão pública, pode entender a minha alegria, de participar, dialogar, analisar e viver esse momento com vocês”, disse o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, um dos destaques do painel online em comemoração ao aniversário da Rede Governança Brasil (RGB), realizado na última quarta-feira (07.07).


Com o tema “Governança e os Desafios do Brasil: Perspectivas para o ente público e privado”, a íntegra do webinar pode ser conferida no canal do YouTube da RGB.


“Estimados voluntários, quero agradecer esse momento especial de vitórias. Graças aos voluntários estamos caminhando em passos firmes para transformar o Brasil. A emoção que vivemos na pessoa de Jorge Gerdau mostra que estamos na direção certa. Quem pode ou puder assistir a este vídeo verá o quanto já avançamos. Isso é solidariedade, capacidade de doação de cada um. A RGB é a soma de todos. Agradeço a Deus pela oportunidade de sonhar uma nação grandiosa. Agradeço cada comentário que transmite uma energia e sonhos a serem alcançados”, enfatizou o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes.


Além de presidir o MBC, entidade fundada em 2001 para promoção da competitividade, governança e gestão no Brasil, o painelista é um dos acionistas controladores do Grupo Gerdau, tendo ocupado os cargos de CEO e presidente do Conselho de Administração. Jorge Gerdau tem destacada atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado.


O webinar, mediado pela diretora de Relações Institucionais da RGB, Elise Brites, contou também com a apresentação de vídeo sobre as principais ações realizadas ao longo de dois anos e as personalidades que vem somando na construção de uma cultura de disseminação da governança nas mais variados tipos de organização.


O singelo início da formação da RGB foi lembrado pelo ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, cujo depoimento gravado foi exibido na programação.


“Ainda me recordo dos primeiros jantares, a presença de não mais de 15 pessoas que tinham como objetivo discutir a governança e como esse mecanismo poderia auxiliar o crescimento do nosso país. Hoje, somos mais de 360 voluntários, que se dedicam e emprestam seus conhecimentos para que a gente possa discutir tematicamente assuntos que sejam estratégicos ao nosso país. Temos um homem que teve a participação importante nesse processo, que buscou profissionais para que esse sonho tornasse realidade... O ministro Nardes sempre acreditou nesse ideal... Parabéns a RGB e um forte abraço a todos!”


NOVO SITE


O novo portal da RGB – www.rgb.org.br - também foi um dos destaques do evento virtual. Adequado aos novos desafios da organização não governamental, a plataforma está pronta para atender à expansão da rede pela América Latina e às inovações naturais num ambiente de fomento às boas práticas de governança.


O evento comemorativo contou ainda com a participação de diversos voluntários, que transmitiram mensagens de entusiasmo e agradecimento.


“A governança é algo indispensável na gestão pública e privada. Hoje o nosso país ainda carece, em várias organizações, em ter diretrizes de práticas de gestão. Isso é fundamental em qualquer organização, seja ela pública ou privada. Quando o ministro Nardes falou da proposta de montar a RGB fiquei encantado e vi logo a importância de se criar a organização”, afirmou o professor, jornalista e presidente do Conselho de Administração da RGB, Luiz Antônio Peixoto Valle.


“Estamos juntos e voltados para projetos e ações, a fim de disseminar boas práticas de governança. Nós estamos crescendo, de maneira qualitativa, pois também pensamos na qualidade dos nossos voluntários. Sem querer e nem fazer qualquer tipo de discriminação, avaliamos o currículo do candidato a voluntário. Isso porque o nosso tema é governança. Não cabe a RGB discutir temas políticos e polêmicos, mas disseminar a nossa missão. Para isso, temos feitos diversas parcerias tanto no ambiente municipal, estadual e federal, relacionado com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, explicou presidente da Associação Latino-Americana de Governança (Alagov), Petrus Elesbão.


Elesbão ainda aproveitou o momento para informar que a cartilha de governança municipal da RGB foi fruto de uma parceria com Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Editora NT e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), além de relatar dados sobre a divulgação e compartilhamento de ações no portal www.rgb.org.br e nas redes sociais.


“É uma honra compor esse time de profissionais comprometidos em contribuir para o bem comum, através da disseminação de boas práticas de governança. Parabéns a todos os voluntários, que doam o seu tempo, o seu conhecimento e a sua disposição para propagar e apoiar iniciativas de governança e de integridade como condições para a alavancagem do desenvolvimento do Brasil. Parabéns!”, comemorou a Procuradora da Fazenda Nacional, Mariana Montenegro, coordenadora do Comitê Anticorrupção e Compliance.

“Hoje é um grande dia de comemoração. Que alegria estarmos aqui após dois anos... Somos vitoriosos! Quem vive a realidade da RGB sabe muito bem que esses 400 voluntários doam seu tempo, suas ideias, compartilham seus conhecimentos, diariamente, e têm feito a diferença para as instituições públicas e privadas no Brasil”, ressaltou a advogada e adjunta da Advocacia-Geral da União, Vládia Pompeu, que também coordena o Comitê Anticorrupção e Compliance da RGB.


No final, a mediadora do webinar, Elise Brites, enalteceu o dia especial, com uma mensagem sobre a importância do trabalho dos voluntários, colaboradores, apoiadores que têm contribuído para o crescimento e sucesso da RGB.

“Toda a atuação e empenho está voltado para a sociedade, convergindo a administração pública e privada em entes mais íntegros e eficientes, todos os dias. Cada cidadão é parte singular para a transformação positiva o Brasil. Temos muito trabalho pela frente e que o crescimento depende da contribuição de cada um de nós. É importante amadurecer para crescer e desenvolver, primar pela educação, trazer valores e princípios, mas fundamentalmente propósitos. A ética, a conduta, a integridade não podem e nem devem ser temporários, pois devem ser aspectos incomplexos em nossas vidas com humildade, Da Governança à Esperança”, homenageou a diretora de Relações Institucionais da RGB, que agradeceu o ministro Nardes e o palestrante Jorge Gerdau.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato

www.rgb.org.br

imprensa.rgb@gmail.com