Buscar

RGB apresenta comitês e grupos de trabalhos para o Plano Estratégico 2021/2025



A Rede Governança Brasil (RGB) possui 18 comitês e 2 grupos de trabalhos (GTs), que representam os principais assuntos de boas práticas de governança pública e privada na organização não governamental.

Esses comitês e GTs são formados por servidores, gestores, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da governança.

A organização adotou, por meio da Gestão Estratégica, a metodologia preconizada pelos autores Chiavenato (2004) e Kaplan & Norton (1997), traçando uma divisão em três níveis da organização: estratégico (alta direção), tático (comitês e grupos de trabalho) e operacional (ações e rotinas).


“Os comitês e grupos de trabalho, são um dos maiores ativos da RGB, pois são formados pelo que se tem de melhor em profissionais engajados na sua missão e concentrados na entrega de resultados advindos do planejamento”, destacou o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB, Douglas Avedikian, ao explicar que esses comitês e GTs realizaram seus planos de ação para o Planejamento Estratégico 2021/2025.

Avedikian acrescentou ainda que existem comitês recém-criados , como os de Agricultura, Municípios e Esporte. Outros devem surgir em breve, conforme demandas e plano de ação. “A medida em que se forem criando os demais comitês, iremos inserindo, gradativamente, no site as novas missões”, finalizou.

Veja abaixo a missão de cada comitê e GT.


1- ANTICORRUPÇÃO E COMPLIANCE

Fomentar e disseminar a implementação de políticas contra a corrupção e a adoção de programas de integridades efetivos, que reflitam os princípios da governança pública, tais como a integridade, a confiabilidade e a transparência.

2 – APROVAÇÃO DO PL

Aprovar Projeto de Lei da Governança Pública para que, em convergência com os interesses do país, da nação, a Governança seja o parâmetro norteador do princípio da eficiência na Administração Pública

3 – CAPACITAÇÃO

Transformar a administração pública no Brasil e na América Latina por meio da capacitação, disseminando as boas práticas de governança de forma a desenvolver agentes e gestores públicos com competências e habilidades necessárias para avaliar, direcionar e monitorar as políticas públicas.

4- CONTROLE EXTERNO

Disseminar a governança pública em todos os órgãos de controle externo, dar assistência e auxiliar tais organismos na construção, acompanhamento e execução de boas práticas, atuando em conjunto e colaboração, em âmbito nacional, com seus parceiros, vislumbrando a melhoria nas entregas dos serviços públicos.

5 -DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Criar boas práticas para o desenvolvimento sustável e de uma política nacional de governança sustentável.

6 - EDUCAÇÃO

Sensibilizar e contribuir para que autoridades e dirigentes de órgãos e instituições públicas do setor de ensino priorizem o desenvolvimento e a aplicação das boas práticas de governança, a fim de que o interesse público e o bem-estar social sejam alcançados com maior eficiência e efetividade

7 – ESTATAIS

Produzir e/ou disseminar conhecimento sobre a boa governança, propagar boas práticas e mecanismos de gestão para a tomada de decisão aplicáveis às estatais brasileiras.

8 – EVENTOS

Contribuir para o crescimento da RGB por meio da sugestão da realização de eventos e no apoio às iniciativas de palestras, workshops e premiações dos outros Comitês da Rede.

9 – GOVERNANÇA NA PRÁTICA

Aprimorar o desenvolvimento das melhores práticas de governança de forma contínua e progressiva na esfera pública a fim de sensibilizar autoridades, órgãos e instituições sobre a importância da sua aplicação

10 - INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Referenciar-se nos preceitos de ESG, estruturar e sugerir a órgãos públicos, agências reguladoras e stakeholders, ferramentas que propiciem governança capaz de garantir integridade dos processos nas áreas de logística e infraestrutura.

11 – INOVAÇÃO

Fomentar a implementação da governança pública a partir de soluções inovadoras.

12 - JUSTIÇA

Ser instrumento da sociedade civil para propor e disseminar boas práticas de governança aos órgãos integrantes do Sistema de Justiça, com ênfase nas soluções sistêmicas e colaborativas.

13 – LEGISLATIVO

Auxiliar no cumprimento dos objetivos estratégicos, das políticas, das diretrizes, das metodologias e dos mecanismos para a comunicação e institucionalização da governança no âmbito da RGB, visando sensibilizar os legisladores e servidores que atuam nas Casas de Leis nacionais e subnacionais alinhados às boas práticas de governança .

14 – LGPD

Auxiliar a RGB na promoção de ações de conscientização sobre LGPD de modo a contribuir com a missão de disseminar a Governança Pública no Brasil e na América Latina estimulando a implementação de políticas de Proteção de Dados em todas as esferas e poderes, contribuindo assim para transformação da Administração Pública

15 - MUNICÍPIOS

Transformar a administração pública municipal, a partir da disseminação de boas práticas de governança e por meio de trabalho integrado da RGB.

16- PESSOAS

Promover com excelência a disseminação de boas práticas de governança em gestão de pessoas, por meio de ações voltadas às lideranças responsáveis por essa área na esfera federal, estadual e municipal.

17 - RISCOS

Fomentar ações voltadas ao fortalecimento da cultura de gestão de riscos nas organizações, atuando cooperativamente, de maneira a contribuir para o aprimoramento da governança nas instituições públicas.

18 - SAÚDE

Desenvolver ações nacionais e internacionais por meio de melhores práticas da governança pública a fim de melhorar as políticas públicas da


1 - GT CARTILHA

Elaborar cartilhas sobre governança focada nos municípios e Estados brasileiros como material educativo facilitador da aprendizagem da política de governança pública.

2 - GT RELATÓRIO DE GESTÃO

Produzir relatórios anuais das atividades da Rede Governança Brasil com o intuito de prestar contas aos voluntários, autoridades e interessados na matéria, dando mais transparência às ações da RGB.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato:www.rgb.org.br e imprensa.rgb@gmail.com