top of page
Buscar

RETROSPECTIVA – PUBLICAÇÕES


Este foi mais um ano de grandes realizações para o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) no que se refere às publicações. No total, foram lançadas cinco obras importantíssimas, com temáticas relevantes para o desenvolvimento do país, sempre em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB).


De acordo com o coordenador de Projetos do IGCP, Sérgio Ricardo Costa Reis, todas essas obras foram lançadas e distribuídas por meio de eventos presenciais e virtuais ao longo de 2022, com a presença dos respectivos autores e com autoridades conectadas ao assunto.


“O intuito é que todos os interessados fossem alcançados e que resultados e ações concretas de entendimento, compreensão e implantação da Governança e do Compliance pudessem ocorrer de maneira efetiva, gerando frutos para a sociedade, por meio das instituições públicas e privadas, além, claro, de serem fontes significativas de consulta e pesquisa para quem assim desejar”, ressaltou.


Bom, então vamos falar sobre cada uma das publicações deste ano: a primeira obra chama-se “Governança Pública Municipal - Transformando sua Administração”. A cartilha – que tem se tornado um manual para as prefeituras no que se refere aos conceitos, benefícios, fundamentos e norma legal de como implantar a Governança – também descreve boas práticas de Governança já implantadas em diversas instituições.


A segunda é um livro completo, chamado “Governança, Riscos e Performance sob enfoque da Infraestrutura de Transporte”. Ele apresenta aspectos de gestão de riscos e da integridade em um segmento que conviveu com vários episódios de corrupção e deficiência de governança na história recente do Brasil. O livro pode servir como referência para profissionais que atuam no setor de infraestrutura e desejam aprimorar o seu conhecimento sobre Governança, Gestão de Riscos e Compliance.


Já a terceira obra, denominada “Rede Governança Brasil – Entrevistas”, foi feita com voluntários, profissionais preparados, experientes e de altíssima competência, e tem como objetivo mostrar ao leitor as diversas nuances e facetas do processo de governança, na jornada da administração pública e privada.


O quarto livro, chamado “LGPD: Boas Práticas para os Municípios Brasileiros”, elucida os contornos sobre a utilização das informações e os impactos trazidos pela LGPD ao poder público. A publicação se destaca pelo tema em si e pelo fato de ter sido escrita por dezenas de autores renomados, especialistas em privacidade e proteção de dados.


E a quinta e última obra lançada deste ano foi a “Cartilha para Estruturação de Programas de Integridade para Prefeituras”. O objetivo dela é orientar as prefeituras quanto aos pontos relevantes sobre o assunto e trazer demonstrações quanto à sua aplicabilidade. Além disso, a publicação também estabelece conceitos e princípios aplicados e sugere ações necessárias para criação de mecanismos de integridade.


Abaixo, segue o link para que você possa acessar as versões digitais de cada uma delas:


Governança Pública Municipal - Transformando sua Administração

https://igcp.org.br/wp-content/uploads/2022/02/BAIXAR-CARTILHA-GOVERNANCA-PUBLICA-MUNICIPAL.pdf


Governança, Riscos e Performance sob enfoque da Infraestrutura de Transporte

https://igcp.org.br/wp-content/uploads/2022/10/GRP-e-book-completo.pdf


Rede Governança Brasil – Entrevistas

https://igcp.org.br/wp-content/uploads/2022/10/RGB-ENTREVISTAS-.pdf


LGPD: Boas Práticas para os Municípios Brasileiros

https://igcp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/LGPD-Boas-Praticas-para-os-Municipios-Brasileiros.pdf


Cartilha para Estruturação de Programas de Integridade para Prefeituras

https://igcp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Cartilha-Guia-de-boas-praticas-para-estruturacao-de-Programas-de-Integridade-e-Compliance-para-Prefeituras.pdf


Para acessar outras obras já publicadas pelo IGCP e pela RGB em anos anteriores, basta acessar o link https://igcp.org.br/publicacoes/. Vale destacar também que, em 2023, estão previstas novas publicações com temas relevantes e necessários para a continuidade do desenvolvimento e disseminação das boas práticas de Governança e Compliance. Aguardem!


Assessoria de Comunicação do IGCP

Kommentare


bottom of page