Buscar

Município mineiro adota cartilha da RGB e inicia implantação da governança pública

Atualizado: Jul 22


Foto: crédito da Prefeitura de Ouro Branco

Com cerca de 40 mil habitantes, a Prefeitura de Ouro Branco (MG) adotou a cartilha “Governança Pública Municipal – transformando sua administração”, publicação elaborada numa parceria da Rede Governança Brasil (RGB), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Editora NT e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

“Durante os quatro anos do meu primeiro mandato nós tivemos uma gestão eficiente, baseando também num aplicativo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que é o Mandala. Agora nós queremos fazer a governança municipal. Qual a diferença de uma administração eficiente para uma que tem a governança? Na governança você tem a participação da população, tem a participação de um conselho. Você não só cuida do dia a dia da prefeitura, mas faz aquilo que a população gostaria que todo administrador fizesse”, explicou o prefeito Hélio Campos.


A cartilha traz as principais diretrizes das boas práticas de governança, tais como a participação social, transparência, integridade, eficiência, tecnologia e comunicação.


“A liderança pública busca um comportamento ético, profissional e focado no alcance de resultados que estejam alinhados com as expectativas da sociedade. Isso é governança pública”, afirmou o prefeito no vídeo institucional em que anuncia os trabalhos para implantação da governança no município.


Para o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB e coordenador do Grupo de Trabalho das Cartilhas, Douglas Avedikian, a publicação auxilia os prefeitos comprometidos com a boa governança, que buscam satisfazer as necessidades da população e estão abertos à inovação.


“A cartilha foi carinhosamente elaborada pelo nosso grupo de trabalho composto por voluntárias e voluntários extremamente profissionais e com grande conhecimento em governança e gestão pública. Sua linguagem é bem clara e de fácil compreensão para que todos possam desfrutar desse referencial para implantação da governança nos municípios”, finalizou o coordenador.


O material, distribuído em todas as cidades brasileiras, traz em seu conteúdo orientações sobre como aplicar os conceitos de governança na prática, casos de sucesso e também um questionário no qual os gestores podem identificar como está seu órgão em relação à maturidade da governança.​ Acesse aqui.

Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato

www.rgb.org.br

imprensa.rgb@gmail.com

(61)9811-6788 e (65) 99619-6788